sábado, 10 de maio de 2008

:: Reef ::




:: REEF - Glow (1997) ::

EXUMANDO OS 90
(ou Como Acertar em Cheio e Depois Mandar Tudo pro Ventilador)

A melhor coisa deste Glow, lançado em 1997 pelos quase-merecidamente quase-desconhecidos do Reef é que ele não é nada novo, nada cool, e seus criadores não estão mais juntos por aí pra estragar tudo. A uma pirateada de distância, o que vai achar são só guitarras certas nas horas certas, um vocalista doidão cantando como um avatar chapado dos anos 90 e uma cozinha adepta daquele groove safado de quem não sabe nem o que a palavra significa.

Apesar do resto de trabalho da banda ser bem nota cinco, o disco é primoroso. É até difícil explicar por quê. Os riffs são OK, o vocal é OK, a produção chuta a banda lá pros anos 70 e tudo mais… mas a força da bolacha fica mesmo na impressão de estar ouvindo quatro caras amigos se divertindo pra caraleo. Place Your Hands lembra (um pouco) os Black Crowes no auge; Summer’s In Bloom tem um refrão feito pra mandar de volta pra garagem 90% das bandas atuais; Consideration é uma das melhores baladas “não-de-amor” já feitas, com uma puta letra corajosa nestes tempos de medo desmedido de tudo; Come Back Brighter é o single-hit perfeito, e que dá uma boa amostra de todo o resto do disco.

O Reef nunca foi um sucesso mundial porque talvez tenha feito as escolhas erradas depois deste disco. Refinou em vez de manter o bruto e simples perfeito de Glow, estilizou o barulho em vez de se preocupar só em fazê-lo, comprou equipamento bom, ouviu opinião de produtor ou sei lá o quê. Aqui, entretanto, têm-se um retrato bem representativo do que foi o melhor do rock nos anos 90: muita sujeira grunge, resgate de groove sem dispensar as melodias, vocalista esquizofrênico, respeito quase religioso com o som pesado feito duas década antes, experimentalismo em nome da diversão…

Enfim, tudo o que você precisa pra passar 50 minutinhos sonhando em montar aquela banda que só aparece depois de cinco cervejas com os camaradas. Precisa de mais?




DOWNLOAD (mp3 - 34,6 MB - 12 músicas - 50 min.)

http://www.mediafire.com/?ttdd29y2zdd

3 comentários:

Anônimo disse...

Aêêêê, Vernas, bem-vindo à gangue! O texto tá massa - só tenho a acrescentar um detalhe: que a revista Kerrang! escolheu este "Glow" como um dos 100 discos que você precisa ouvir antes de morrer, o que nos fez descobrir essa pérola escondida do róque 90tista... A listinha pode ser vista aqui: http://www.rocklistmusic.co.uk/kerrang_p2.htm#die

É isso aí! Continua mandando ver... =)

Anônimo disse...

tu me convenceu qdo disse que 'lembra black crowes'...

Venus Doll disse...

essa listinha da Kerrang! deve ser mto boa msm