segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

:: The OneUps ::



Já realizei quase todos os meus sonhos juvenis que envolviam projetinhos de bandas de garagem. Começando com minha primeira banda de punk-ska, depois com a cover de tão somente Rage Agaisnt The Machine e hoje enlouquecendo com o baixo insano de Rancid, sem contar um projetinho semi abandonado de versões-aceleradas-de-hits-grudentos (que já valeu por ter tocado Roxette e Ace Of Base). Só um projeto ficou pra trás, o de versões instrumentais de músicas de games. Em homenagem a esse projeto dedico esse post.

Eu apresento aqui o grupo The OneUps, Dave Mathews Band dos covers de games. Mas antes faço uma introdução de outras bandas que tiveram (e executaram) essa minha idéia, tão original na época. Coisas muito bacanas pra quem sente nostalgia em relembrar as musiquetas com três canais de áudio.

A mais antiga, que conheci em 2000, é Minibosses. Batera, baixo e duas guitarras tocando versões sujas e aceleradas de clássicos do Nintendinho 8 bits. Som tão cru que as vezes dá a impressão de alguma coisa estar desafinada. O destaque deles fica pro sensacional meddley de Mega Man 2 (para aqueles que conhecem, claro). Mp3s disponíveis no site da banda.


Outra que conheci há uns anos foi Grospixels, que já não se restringem à era 8 bits. Aqui o cuidado na produção é maior e há outros elementos além da tradicional cozinha e guitarra, como piano e violão. Versões interessantes de Out Run, Silent Hill e Sonic.

Depois apareceram os brasileiros fazendo igual. O Megadriver com sua guitarra peculiar, os mineiros do 8 Bit Instrumental e os estudantes de música do Gameboys que merecem uma atenção especial. Até o irmão de uma amiga também estava nesse meio e eu nem sabia.


Porém o grande destaque na produção e criatividade dessas interpretações fica com The OneUps. Mesclando as músicas dos jogos com ritmos de diversas partes do mundo, suas versões são agradáveis até para aqueles que nunca colocaram a mão em um joystick. Monkeys (Mario Paint) passeia por ritmos latinos, assim como Bossa De Link (The Legend Of Zelda) tem influência da nossa Bossa Nova e Andy Asteroids (Earthworm Jim) é dominada pelo violino country. Mas o ponto alto são as versões cheias de groove de Toe Jam Jammin' (Toe Jam & Earl) e Bomberman, e da relaxante Aquatic Ambience (Donkey Kong Country).

Além das 16 canções do álbum, mais 5 bônus estão disponíveis no download, entre elas Super Mario's Sleigh Ride e Donut Lifts, ótimas versões das já clássicas músicas de Super Mario World 1 e 2.

Este é o primeiro disco da banda, que lançou em 2008 o Volume 2, álbum duplo, a venda no site oficial: http://www.oneupstudios.com/. Algumas versões podem ser conferidas no myspace: www.myspace.com/theoneups.

Download (21 músicas - 102 MB)

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o post.
Não conhecia o The OneUps e tô impressionado com o trabalho dos caras, muito bom mesmo. Valeu pelo achado, Marco.

Se não for encher muito o saco, o volume 2... Algum sinal dele? :D

Anônimo disse...

Muito bom mesmo! as versões agradam tanto quem não sabem da origem da música quanto os nostálgicos que jogaram! Vou postar esse CD no meu blog ... E citar a fonte, é claro!

Marco Souza disse...

Fico feliz que vocês tenham gostado da banda! E sintam-se a vontade em disseminar as mp3. Quanto ao Volume 2, também não consegui ainda, senão já estaria no mesmo post.

abell disse...

Dude, could you upload this album to Mediafire or Badongo?
Rapidshare sucks major balls!