sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

: John Fahey ::


:: John Fahey ::
por Alexandre Nakamura

À convite do meu amigo de longa data Edu "Lusso", a partir desse post começo a contribuir regularmente na casa. Pra começar, um dos favoritos lá em casa: o mestre do blues-grassroots norte americano (muita gente chama hoje em dia de folk, neo folk, experimental.. ele mesmo denominava sua música apenas como "American Primitive Guitar", combinando elementos da música popular norte-americana, como musiqué concrete, field recording, música erudita..): John Fahey.

(ctrl+c/ctrl+p do wikipedia): "John Fahey (February 28, 1939 – February 22, 2001) was an American fingerstyle guitarist and composer who pioneered the steel-string guitar as a solo instrument. His style has been greatly influential and has been described as American Primitivism, a term borrowed from painting and referring mainly to the self-taught nature of his art. Fahey himself borrowed from the folk and blues traditions in American music but also incorporated classical, Brazilian, Indian and abstract music into his eclectic œuvre. In characteristically witty fashion, he once said of his style: "How can I be a folk? I'm from the suburbs you know." In 2003, he was ranked 35th in Rolling Stone's "The 100 Greatest Guitarists of All Time".

Mas informação de wikepédia não leva muito longe né. Então vamos direto à fonte:

"Yellow Princess" (Vanguart, 1968)
Download: http://www.mediafire.com/?nyiq2mhieod



"Return of the Repressed - John Fahey Anthology"(1994, Rhino)
Pra quem curte coletâneas, uma boa opção:
Download: parte 1 - http://rapidshare.com/files/155022508/Fahey_1.zip.html

"The Epiphany Of Glenn Jones"(1997, Thirsty Ear)
Um disco em colaboração com o Cul de Sac, banda experimental dos anos '90-'2000 de Glenn Jones, outro violeiro da mesma escola de "música primitiva americana".
Download: http://www.mediafire.com/download.php?jyjimmq5ine



dos morros da zona oeste paulista,
saudações zapatistas!
alexandre.

blog \\ myspace

4 comentários:

Joaquim Rodrigues disse...

Olá, Sou do blog www.atituderocknroll.blogspot.com, queria saber se voce quer fazer uma parceria de trocarmos nossso link. eu colocar voces no meus blogs recomendados e voce me colocar nos blogs bacanudos.
abraço

Edu disse...

Hey Alê! Seja bem-vindo à gangue de depredadores!

Eu num conhecia quase nada do Fahey e esse teu post tá me possibilitando mergulhar mais fundo neste folkão de raiz do cara - que é muito foda! Ele toca um violão tão lindo que chega a ser uma falta-de-educação: a minha auto-estima de músico foi pras cucuias agora, já que tudo que eu toco fica parecendo merreca, em contraste... :)

Mestre!

Alexandre disse...

É então. Tem vários outros caras parecidos que vale a pena conhecer também. Vou colocando aos poucos aqui, entre outras coisas. Eu coloquei no post alguns que eu mais gosto. Esse yellow princess é meu álbum favorito dele.

Anônimo disse...

Antes de palavra masculina, não vai crase; convite é masculino; logo... elementar, meu caro Watson...