sexta-feira, 3 de setembro de 2010

:: Liszt-mania ::


"Gold Soundz", do Pavement, acaba de ser eleita pela Pitchfork a mais fina pepita da década de 90. Vale relembrar que a banda de Stephen Malkmus e companhia, recém renascida das cinzas, pousa no Brasil em breve para tocar no festival Planeta Terra. A revista selecionou 150 sons que considera os mais significativos e marcantes da era 1990-99 e o o Top 10 ficou assim:
1. Pavement - "Gold Soundz"
2. Pulp - "Common People"
3. Dr. Dre [ft. Snoop Doggy Dogg] - "Nuthin' But a 'G' Thang"
4. Radiohead - "Paranoid Android"
5. Wu-Tang Clan - "Protect Ya Neck"
6. My Bloody Valentine - "Only Shallow"
7. Neutral Milk Hotel - "Holland, 1945"
8. Aaliyah - "Are You That Somebody?"
9. Beck - "Loser"
10. Weezer - "Say It Ain't So"
E aí: protestos e objeções? ("Smells Like Teen Spirit" merece estar relegada ao 13º lugar?) Mande nos comments o teu top 10 e concorra a um CD de uma banda nacional independente!

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de ver Beck e Neutral Milk no Top 10, mas não escolheria essas músicas pra representá-los.

Pra mim colocaram o Pavement em 1o mais pelo hype do retorno que pela música. Embora eu também acredite que ela fique fácil entre os Top 10.

Esse é o problema de listas... você consegue até escolher um grupo de músicas, mas ordenar elas em algum tipo de classificação fica muito difícil. É tudo humor e momento.

Talvez isso explique Weezer na frente do Nirvana. Porra! Não é só o Nirvana, é o "Smell Like a Teen Spirit". Como o cara/mina escreveu lá no site, ele representa o tom do Rock dos anos 90. A avalanche grunge e a emersão de muitas bandas que ouvimos com muito carinho hoje em dia. Não quero desmerecer o Weezer, que fique claro!

E nada de Smashing Pumpkins no Top 20?

Sei lá... Talvez os yankees tenham tido uma década de 90 diferente da nossa...

Unknown disse...

E ae rapá! (Ou rapariga...)

Concordo plenamente!

Creio que se o Pavement não tivesse voltado e se "Quarentine the Past" num fosse uma coleta tão primorosa, acho que "Gold Soundz" não levava o ouro.

O Neutral Milk eu tb acho muito merecedor de figurar aí, perto do topo, mas tb escolheria outra canção do "Airplane Over The Sea" (discaço!). Acho que esta foi selecionada por ser uma mostra bem sintética da psicodelia poética radical da banda de Jeff Mangum e cia...

Qto a "Smells", acho inegável que o impacto histórico da música é dos mais estrondosos da década passada e que isso, por si só, já a faz merecedora de figurar no top 10. E, claro, impacto histórico a parte, é uma música empolgante pra caralho, catártica e comovente como poucas na história do rock...

Concordo que listas são zicadas, polêmicas, fruto de circunstâncias muito precisas e efêmeras... Mas sempre acho legal que saiam listas de publicações firmeza porque servem como ocasião pra rememorar e re-valorizar muita produção de prima que muitas vezes vamos deixando de lado sob o império da novidade...

Valeu pelo comment e volte sempre, camarada! E mostra a tua cara, pô... anonimato é chato! ;)

Unknown disse...

Ninguém arrisca um top 10 alternativo? Olha que tá valendo CD!

Deixo aí, sem pensar demais, uma listinha alternativa de pet-sounds meus dos anos 90 que eu acharia uma crueldade se não figurassem numa votação assim:

- JEFF BUCKLEY. "Last Goodbye"
- FIONA APPLE. "Paper Bag"
- TEENAGE FANCLUB. "Neil Jung"
- SOUNDGARDEN, "Fell On Black Days
- WILCO, "Always In Love"
- SCREAMING TREES, "Dying Days"
- RADIOHEAD, "Let Down"
- ALICE IN CHAINS, "Down in a Hole"
- NIRVANA, "Serve the Servants"

Roger disse...

Bem... saindo do anonimato então. Fico devendo a cara, mas não a lista:

PJ Harvey - Oh My Lover
Björk - Army of Me
Radiohead - Paranoid Android
Smashing Pumpkins - Ava Adore
Beastie Boys - Sabotage
Neutral Milk Hotel - Two-Headed Boy
Thee Headcoats - My Girl Does Kung Fu
Nirvana - Drain You
Chico Science & Nação Zumbi - Banditismo Por Uma Questão de Classe
Fugazi - Waiting Room

==================
Na verdade peguei um punhado de bandas que gosto e filtrei de uma maneira que representasse os tipos de som que mais aprecio da década de 90. Mas tudo coisa de momento. Amanhã posso vir e por "Man-Size" no lugar de "Oh My Lover" ou tirar o Beastie Boys e por Bikini Kill.

Samuel Vaz disse...

Eduardo, faltou um na sua lista... só tem 9, hehe.

Complicadíssimo fazer uma lista dessas... é coisa de momento, como o Roger mencionou. Vou colocar umas 10 que foram lançadas nos anos 90, mas que me marcaram mais recentemente, porque naquele período eu era um pré-adolescente hiper alienado, hehe.

Jeff Buckley - Last Goodbye
Belle and Sebastian - I Love My Car
Nirvana - Smells Like Teen Spirit
Pulp - This is Hardcore
Oasis - Live Forever
Spiritualized - Ladies and Gentlemen We are Floating in Space
Radiohead - Paranoid Android
Weezer - Buddy Holly
Eugenius - Breakfast

Tá aí... não vou ordená-la, já foi difícil demais fazê-la; estou vendo agora que já esqueci coisa demais... Teenage Fanclub, Pixies, Alice in Chains, Foo Fighters... e tantos outros.

Unknown disse...

É, Samuel, acho que fiz bem em cursar jornalismo e não matemática... nem contar até 10 eu sei! (rs) Que mico... :)

Muito boas as listas de vocês dois! Agora que me lembrei o quanto "Oh My Lover" é fodaça. E o Bikini Kill (escolheria "Rebel Girl") tb é sério candidato a um top assim por ter feito alguns dos punks-feministas mais legais da década que viu nascer o riot-grrrrl....

Anônimo disse...

estas listas servem mais para provocar este tipo de reacções, do que para relembrar os anos 90.