quarta-feira, 30 de março de 2011

:: Consciência Cafeínada ::


A mescla de mídias que o TV On The Radio carrega no nome já é um bom indício do que este quinteto do Brooklyn-NY pretende: sinestesia pesada, que faça o ouvinte enxergar as cores dos sons e contemplar  "pinturas" mentais sugeridas pela "atmosfera sônica", numa viaaaaagem que só mesmo uma banda de artistas plásticos e cineastas experimentais poderia bolar.

O vocalista Tunde Adepimbe, formado em cinema pela New York Film School, trampa paralelamente à banda com curta-metragem stop-motion (foi ele o responsável pelo clipe dos Yeah Yeah Yeahs "Pin") e mandou muito bem em sua atuação no Rachel Getting Married, de Jonathan Demme (um dos filmes mais finos do diretor no pós-Silêncio dos Inocentes e Filadélfia). 

Já o multi-instrumentista e produtor David Andrew Sitek (que já colaborou com Liars e Foals e remixou Beck e Nine Inch Nails) é também artista plástico e fotógrafo, o que colabora ainda mais para o aspecto altamente "Artes Integradas" que se manifesta no TV On The Radio.




Difícil de ser rotulada e compreendida num nível racional, o TV On The Radio é uma dessas bandas com "aura de mistério" e que vai revelando cada vez mais seus feitiços com o aumento da familiaridade e da entrega do ouvinte (em especial quando em estados expandidos de consciência...), à esta densa trip. Após dois celebradíssimos álbuns, Return to the Cookie Mountain (2006) e Dear Science (2008),  a trupe retorna com um dos mais aguardados experimentos sônicos de 2011: Nine Types of Light (que o Depredas já disponibiliza pra você degustar em 320kps).

Eis um tipo de banda que é rebelde à qualquer tipificação. Paradoxo: é arte de um "tipo único". Tanto que, quando alguém pede uma definição concisa sobre o TV On The Radio, cabível num tweet, o jornalista vê-se em apuros frente à tarefa ingrata, como a Ana Alice bem disse quando explorou o universo da banda por aqui. Mas ela se saiu bem:

"O Tv On The Radio é um uma mistura bem das boas entre lirismo e experimentalismo. Mas como pra amaciar o bife a gente tem que bater nos rótulos, vamo lá: seria algo como o Talking Heads dos anos 2000. Uma suruba entre Arcade Fire e Kraftwerk."

É bem por aí!

Let's go trippin'?




Vai a discografia ae?

<<< Dear Science (2008) >>>

<<< Return to Cookie Mountain (2006) >>>

<<< Desperate Youth and Blood Thirsty Babes (2004) >>>

<<< Nine Types of Light (2011) >>>

Nenhum comentário: