domingo, 21 de agosto de 2011

<<< Vem aí o 10º Vaca Amarela! >>>



                  Eduardo Carli

De 09 a 11 de Setembro, acontecerá em Goiânia o fabuloso Festival Vaca Amarela, que completa 10 anos de vida em 2011. Serão 3 dias de festório, com nada menos que 48 shows, além de painéis, oficinas e ações relacionadas com artes integradas e conscientização eco-ambiental (conheça os projetos Maquinação e Fósforo Consciente). A décima edição anual consecutiva do Vaca ocorre no antológico Centro Cultural Martim Cererê, espaço que costuma abrigar grande parte dos festivais de música - como Goiânia Noise (17 anos sem parar!), Bananada e Grito Rock - que tornaram Goiânia, para citar o Lobão (atração do Vaca em 2010), uma "Meca da música indie" e "um dos epicentros de rock and roll no Brasil".


Organizado pela Fósforo Cultural, o 10º Vaca Amarela fará mais uma vez da capital goiana o palco de um evento multi-cultural e que prima pela diversidade: o rapper Emicida, um dos nomes mais fortes do movimento hip hop brasileiro atual, divide o palco com uma das melhores bandas de hardcore do país, o Mukeka de Rato; os curitibanos do Copacabana Club, banda que faz um indie-pop classudo e perfeito para exportação, terá como companhia bandas mais "extremas" e subversivas do rock independente brazuca - caso do grindcore violetíssimo do Leptospirose (SP) e do "Apocalypse Now do primeiro ao último acorde" do INI (de Sorocaba).

Outros destaques, dentre os visitantes de fora-do-Estado, são o Dizzy Queen, hard-rock apunkalhado com um dos melhores vocais femininos do rock brasileiro (não deixe de conferir a entrevista que a Priscila concedeu ao Depredando poucos dias depois do showzaço que fizeram no Goiânia Noise); e o Dance Of Days, banda paulistana veterana na cena punk e que encerra o festival no Domingo prometendo doses cavalares de energia e muita ocasião para pogo e mosh.


A música brasileira também recebe ampla representação: Umbando e Radiocarbono, dois dos melhores coletivos musicais da "Nova MPB do Cerrado", dividem espaço com talentos ascendentes - caso da banda Tereza, do Rio de Janeiro. E para não dizermos que o P de MPB foi deixado de lado, atrações legitimamente populares recheiam o festival: caso do sempre "figuraça" Falcão, um colosso da breguice desavergonhada nacional.

O efervescente cenário de rock independente local também recebe amplo espaço com shows de alguns dos principais representantes da celebrada "Goiânia Rock City": Black Drawing Chalks, Violins, Gloom, Johnny Suxx, Space Monkeys, Ultravespa, Space Truck, Hellbenders, Mugo, Baba de Sheeva, Aurora Rules - e muito mais!

* * * * *

Passo a palavra para o Pablo Kossa, jornalista, produtor cultural e idealizador do Festival Vaca Amarela, que narra abaixo um pouco desta gloriosa estória de uma década:

Pablo Kossa


Nada na minha vida é mais longevo que o Vaca Amarela. Nunca fiquei no mesmo emprego por 10 anos. Nunca namorei a mesma pessoa por 10 anos. Nenhuma banda que montei durou 10 anos. E o Vaca Amarela chega agora em sua décima edição. Juro que parei para pensar nas razões que deixaram o festival tão longevo, coisa que nunca sequer sonhei quando fiz aquela modesta primeira edição no lendário MaQna Rock, só com bandas locais.

A razão da longevidade do Vaca Amarela é simples: pelo meio do caminho, achei um monte de gente que compartilhava do mesmo ideal com o qual comecei essa história. Gente não satisfeita com o que via na grande mídia, gente que expele criatividade pelos poros, gente disposta a construir um outro mundo por meio da cultura, gente na pilha de se divertir como se não existisse amanhã. Ou seja, tudo gente que pensa na mesma perspectiva que eu.  Estava tudo em casa! O surgimento da Fósforo Cultural foi o fator crucial para a consolidação efetiva do Vaca Amarela e sua perenidade. Essa confraria de pessoas imbuídas do mesmo sonho foi a sustentação para o crescimento do festival e sua consolidação como um dos mais relevantes e legais do Brasil.

O Vaca Amarela é pioneiro no pluralismo e na perspectiva multicultural em Goiânia. Acreditamos que quanto mais diverso, mais rico é. E apostamos todas nossas fichas nisso. Não tenho dúvidas que acertamos. Grandes nomes de relevância inquestionável para a história da música brasileira e que precisavam ser revalorados passaram pelo festival. Bandas que depois se tornaram gigantes já mostraram seu talento no Vaca. Tudo isso só aumenta o orgulho que sentimos pelo Vaca, tal qual um filho que ganha o mundo e tem seu valor reconhecido.

Muito obrigado a todos que já trabalharam no Vaca Amarela. Muito obrigado a todos que já tocaram no Vaca Amarela. Muito obrigado a todos que já apoiaram o Vaca Amarela. Todos vocês são parte indelével dessa história.

Mas o MUITÍSSIMO obrigado vai para você, público, que já tirou alguns reais do seu bolso e comprou ingresso para o Vaca Amarela. Você é o responsável por a gente continuar nessa labuta. É para você que a gente trabalha há dez anos.

O AC/DC dizia que “it’s a long way to the top if you wanna rock n’ roll”. Nós sabemos disso, mas sentimos um baita prazer em estar trilhando esse caminho juntos com você.

* * * * *

Confira a PROGRAMAÇÃO completa!

Nenhum comentário: